Translate

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Música: Rão Kyao

Rão Kyao, nome artístico de João Maria Centeno Gorjão Ramos Jorge (Lisboa, 23 de agosto de 1947) é um músico e compositor português, famoso como intérprete de flauta de bambu e de saxofone.
No fim da década de 1970 partiu para a Índia, tentando redescobrir o elo perdido entre a música portuguesa e a música do oriente. Durante esse período, estudou música indiana e flauta bansuri. 
Seu gênero musical inclui música popular, jazz e fado.
Veja o vídeo e curta o som.

Site: www.raokyao.pt



Referências: www.raokyao.pt, pt.wikipedia.org/wiki/Rão_Kyao

Turismo: Museu da Música

O Museu da Música está localizado na Estação de Metro Alto dos Moinhos. Ali encontra-se uma das mais ricas coleções instrumentais da Europa. Possui uma coleção onde se reúnem cerca de 1000 instrumentos musicais dos séculos XVI a XX. A grande parte deste acervo provém das antigas coleções de Michel’angelo Lambertini (1862-1920), Alfredo Keil (1850-1907) e Carvalho Monteiro (1848-1920).
Neste espaço também acontecem concertos de música de diversos estilos. Confira a programação no site do Museu.

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: São Domingos de Benfica
Horário: Terça-feira a Sábado das 10:00 às 18:00
Bilheteria: 3,00 
Site: www.museudamusica.pt





Mais fotos em:

Referência: www.museudamusica.pt

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Turismo: Jardim Zoológico

Inaugurado em 1884, o Jardim Zoológico de Lisboa foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica.
       As inúmeras remessas de animais vindos de África e do Brasil contribuíram para que, ao longo dos anos, o Jardim Zoológico tivesse uma das coleções de animais mais vastas e diversificadas do mundo. Neste Zoo irá encontrar cerca de 2000 animais de 330 espécies: mamíferos, aves, répteis e anfíbios.
Os visitantes do Jardim Zoológico podem desfrutar de apresentações e atividades que promovem a dinamização da visita e que dão a oportunidade de conhecer melhor algumas das espécies que aqui habitam. Entre as apresentações e atrações disponíveis contam-se:
 - Apresentação de Golfinhos 
 - Apresentação de Aves em Voo Livre 
 - Apresentação de Répteis 
 - Alimentação de Leões-marinhos
 - Alimentação de Pelicanos
 - Reptilário
 - Quintinha 
 - Teleférico
 - Comboio do Zoo 
Atualmente o Jardim Zoológico representa o papel de educador, com a vantagem de possuir uma das melhores salas de aula do país, cuja coleção animal, espaço e atividades proporcionam uma aprendizagem atraente e eficaz.

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Benfica
Horário: 10:00 às 20:00 (verão); 10:00 às 18:00 (inverno)
Bilheteria: até 18,50 €

Referência: www.zoo.pt

Curiosidade: BiCas

Que tal admirar a linda paisagem de Cascais num passeio de bicicleta gratuito?
Isso mesmo! Em Cascais existem 3 pontos que emprestam bicicletas: junto à estação de comboio da CP de Cascais (Largo da Estação), junto ao Posto de Informação de Turismo da Natureza (eco-cabana) e na Guia (Av. Nossa Senhora do Cabo, Cascais).
E para isso, Cascais oferece ciclovias para um passeio mais tranquilo: Ciclovia Cascais (Enseada de Santa Marta) - Guincho (9 km) e Ciclovia Guincho - Areia (1 km).
E para utilizar as bicicletas é necessário apresentar um documento de identificação e assinar um termo de compromisso.
Pegue sua bicicleta e conheça Cascais!

Distrito: Lisboa
Concelho: Cascais
Área: 97,4 km²


Referência: http://pt.lisboando.com/passeios/bicas-passear-de-bicicleta-em-cascais

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Turismo: Igreja de Santa Maria Madalena

A Igreja da Madalena situa-se em Lisboa, Portugal.
A Igreja que atualmente existe é o resultado de várias reconstruções que tinha sido construída em 1150 ou 1164, por ordem de D. Afonso Henriques (1109-1185).
Em 1363, um incêndio destruiu a igreja, tendo o rei D. Fernando I (1345-1383) mandado reconstruí-la. Em 1600, foi parcialmente destruída devido a um ciclone e foi novamente deitada a baixo pelo terremoto de 1755. A rainha Dona Maria I (1734-1816), em 1783, mandou reconstruir a igreja novamente desde os seus alicerces. Posteriormente, em 1833, a igreja foi alvo de algumas alterações.
No seu interior, há uma imagem do Cristo do Perdão, assim como pinturas de Pedro Alexandrino de Carvalho (1729-1810) e esculturas de José de Almeida (1700-1769) e Machado de Castro (1731-1822).
O Portal da Igreja foi classificado como Monumento Nacional  em 1920.

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Santa Maria Maior
Localização: Lisboa
Diocese: Patriarcado de Lisboa
Paróquia: Madalena
Pároco: Mário Rui Leal Pedras
Horário: Todos os dias das 08:00 às 19:00





Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_da_Madalena

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Curiosidade: Aqui também teve COPA

A Copa do Mundo de 2014 aconteceu no Brasil, mas o mundo inteiro estava ligado no mundial. Não foi diferente aqui em Portugal. Apesar da Seleção Portuguesa não conseguir passar da primeira fase, os jogos foram transmitidos em uma tela enorme num dos pontos turísticos mais significantes de Lisboa: a Praça do Comércio, onde situa-se o Arco da Rua Augusta.
Presenciamos a euforia dos torcedores na final da Copa do Mundo entre Alemanha e Argentina no dia 13 de julho. Na segunda parte do prolongamento, após os 120 minutos normais de jogo, a Alemanha marcou um gol que lhe conferiu o Tetra Campeonato. Confira as fotos e os vídeos da praça e da vibração dos torcedores em comemoração ao título alemão.





Fotos e videos: Samuel Broch e Ana Carolina

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Turismo: Um pouco mais de Cascais

- Casa de Santa Maria: é uma construção de 1902 e constitui uma das mais emblemáticas obras do arquiteto Raul Lino (1879 – 1974). No seu interior destaca-se a presença de elevado número de azulejos e o teto de madeira pintado a óleo.


- Museu Condes de Castro Guimarães: Foi mandado construir no século XIX por Jorge O'Neill (1908 - 1988), e servia como casa de veraneio, até ser vendida aos condes de Castro Guimarães. O projeto arquitetônico do palácio foi elaborado por Francisco Vilaça (1904) e os arquitetos responsáveis pela edificação foram Albrecht Haupt (1902) e Luigi Manini (1897-1899). Atualmente, conserva o seu traçado original, abrigando o Museu Conde de Castro Guimarães, que reúne todas as peças da vasta coleção de arte dos condes.


- Boca do Inferno: é uma caverna escavada pelas ondas do mar ao golpearem contra as rochas. É bem possível que o local tenha sido uma antiga gruta. Com o abatimento das camadas superiores a gruta terá sido destruída, restando uma enorme cavidade a céu aberto. Com características únicas, é local de lazer, onde se pode desfrutar de uma paisagem divina.


- Farol Museu de Santa Marta: é um farol português que se localiza no Forte de Santa Marta. Trata-se de uma torre quadrangular de alvenaria de 20 metros de altura revestida com azulejos e com uma lanterna vermelha.


- Forte de São Jorge de Oitavos: O Forte de São Jorge de Oitavos também é referido como Forte de Oitavos. Foi erguido no contexto da Guerra da Restauração (1640 - 1668) da independência portuguesa para defesa da barra do rio Tejo.


Distrito: Lisboa
Concelho: Cascais
Área: 97,4 km²

 Mais fotos em:

terça-feira, 20 de maio de 2014

Turismo: Igreja de Santo Antônio

Fernando Bulhões (1195-1231), o Santo Antônio, nasceu em Lisboa, Portugal.
A popular Igreja de Santo Antônio, junto à Sé de Lisboa, encontra-se no local da casa onde Santo Antônio viveu a sua infância. A cripta, local onde nasceu Santo Antônio e onde se pode venerar um pedaço de um dos ossos do Santo, é tudo o que resta da igreja original que foi destruída pelo terremoto de 1755. A construção da nova igreja foi iniciada em 1757 sob a direção de Mateus Vicente (1706-1785). A Igreja foi parcialmente paga pelas crianças que pediam "um tostãozinho para o Santo Antônio" e como podemos ver hoje o chão da capela está coberto de moedas, e as paredes exibem mensagens de devotos.
Manda a tradição que os jovens que tencionam casar, no dia do casamento visitem a igreja e rezem e deixem flores ao Santo Antônio, que é intercessor dos recém-casados.

Distrito: Lisboa
Concelho: Loures
Freguesia: Moscavide e Portela
Localização: Moscavide
Diocese: Patriarcado de Lisboa
Paróquia: Moscavide
Pároco: José Fernando da Silva Ferreira
Horário: Todos os dias das 08:00 às 19:00




Mais fotos em:

terça-feira, 25 de março de 2014

Turismo: Oceanário de Lisboa

        O Oceanário de Lisboa localiza-se no Parque das Nações, em Portugal. Constitui-se em um aquário público e instituição de pesquisa sobre Biologia marinha e Oceanografia. É o segundo maior oceanário do mundo e contém uma extensa coleção de espécies — aves, mamíferos, peixes e outros habitantes marinhos.
Foi construído e inaugurado na Expo 98, a última exposição mundial do século XX, com o tema "Os Oceanos, um Patrimônio para o Futuro".
Com uma área total de 20.000 m2, o Oceanário tem cerca de 7.500.000 litros de água divididos por mais de 30 aquários e 8000 organismos (entre animais e plantas) de 500 espécies diferentes. Em seu interior, a principal atração é o aquário central, com 5.000.000 litros de água, representando o Oceano Global, onde coexistem várias espécies de peixes como tubarões, barracudas, peixe-lua, raias, atuns e pequenos peixes tropicais. Destacam-se ainda mais quatro diferentes aquários que representam, pela sua riqueza natural em termos de fauna e flora, os habitats marinhos do Atlântico Norte (costa dos Açores), do oceano Antártico, do Pacífico temperado (costas rochosas) e do Índico tropical (recife de coral). Separados do aquário central por grandes painéis de acrílico estrategicamente colocados, cria-se a ilusão de estar perante um único aquário.

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Santa Maria dos Olivais
Horário: 10:00 às 19:00 (verão); 10:00 às 18:00 (inverno)
Bilheteria: até 16,00 €
Site: www.oceanario.pt








Turismo: Sé Catedral de Lisboa

A Sé Catedral de Lisboa, conhecida inicialmente como igreja de Santa Maria Maior, é um dos mais antigos monumentos da cidade. A sua construção começou em 1150, após a tomada da cidade aos mouros por D. Afonso Henriques (1109-1185). É classificada como Monumento Nacional desde 1910.
A Sé é uma mistura de estilos arquitetônicos, em resultado de sucessivas obras de reconstrução devido ao grande terramoto de 1755, que destruiu a Capela do Santíssimo, a torre sul e a decoração da capela-mor, incluindo os túmulos reais, e o claustro. A torre-lanterna ruiu parcialmente e destruiu parte da abóbada de pedra da nave, que foi reconstruída em madeira.

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Santa Maria Maior
Localização: Largo da Sé
Diocese: Patriarcado de Lisboa
Paróquia: Sé Patriarcal
Pároco: Luís Manuel Pereira da Silva
Horário: Todos os dias das 09:00 às 19:00






http://www.ezimut.com/pois/se-de-lisboa

terça-feira, 18 de março de 2014

Turismo: Praça da Figueira

A praça da Figueira está localizada no centro de Lisboa, próxima à estação de comboio Rossio. Antes do terremoto de 1755, no local que hoje é a Praça, se localizava o Hospital de Todos os Santos.
Em 1885, foi construído na praça um mercado coberto, demolido nos anos 50. Hoje, os edifícios de quatro andares são ocupados por hotéis, lojas e cafés e a praça já não é mais um mercado. Na praça acontece a grande festa dos Santos Populares, que hoje em dia anima toda a cidade.
Nesta praça encontra-se a estátua equestre de bronze de D. João I¹ (1357-1433) erguida em 1971, da autoria de Leopoldo de Almeida (1898-1975).

¹D. João I de Portugal foi o décimo Rei de Portugal e o primeiro da Dinastia de Avis, cognominado “O de Boa Memória” pelo legado que deixou.

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesias: Santa Justa e São Nicolau
Área: 12000 m2





Culinária: Francesinha

Francesinha é um prato típico e originário da cidade do Porto, em Portugal. É constituída, geralmente, por linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca ou, em alternativa, lombo de porco assado e fatiado, coberta com queijo. É normalmente guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e pimenta.
Em Abril de 2011 foi considerada pelo Aol Travel¹, um dos 10 melhores sanduíches do mundo.

¹Aol, anteriormente conhecido como “América Online”, é um provedor de serviços de Internet  de origem americana. A empresa se fundiu com Time Warner em 2001.


                                                 Fotos: Samuel Broch

Francesinha

Ingredientes
Sanduíche
1 fatia de presunto
1 linguiça, feita na chapa ou frigideira e cortada no sentido do comprimento
1 fatia de mortadela
1 bife fino feito na chapa (ou frigideira)
3 fatias de queijo muzzarela
2 fatias de pão de forma cortado na hora com cerca de 3 cm de altura cada
1 ovo frito (com gema mole)

Molho
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho
150 g de fraldinha cortada em cubos médios
1 folha de louro
piri-piri (ou pimenta de sua preferência)
2 colheres de sopa de amido de milho
3 colheres de sopa de extrato de tomate
1 cálice de vinho
sal a gosto
500 mL de cerveja pilsen

Confecção
A essência consiste em fazer um refogado de carne. Em uma panela, frite a cebola, o alho, o louro e a carne no azeite. Deixe refogar, em fogo baixo. Acrescente o vinho e o extrato de tomate e mexa até apurar. Junta-se o azeite, alho, louro e a carne. Deixe refogar lentamente. Verta a cerveja. Acerte o sal e a pimenta. O preparado deverá ferver muito lentamente durante uma hora e meia até ficar no ponto, até que se reduza e fique mais grosso.

Montagem
Colocar uma fatia de pão de forma com fiambre, a mortadela, a linguiça e o bife e levar para grelhar em uma chapa ou frigideira até que os dois lados fiquem dourados. Retire, coloque em um refratário, cubra com o queijo e coloque no forno para derreter. Retire, coloque em um prato, ponha o ovo sobre o sanduíche e regue com a quantidade de molho da sua preferência.


Referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/Francesinha
http://gastrolandia.uol.com.br/viagem/porto/os-portugueses-tem-razao-francesinhas-sao-bem-gostosas/

sexta-feira, 14 de março de 2014

Turismo: Arco do Triunfo

Arco do Triunfo, também chamado de Arco Triunfal e Arco do Triunfo da Rua Augusta, é um arco triunfal situado na parte norte da Praça do Comércio, sobre a Rua Augusta, em Lisboa.
A sua construção começou após o terramoto de 1755, mais concretamente em 1775. Porém esta construção não foi concluída, pois foi demolida em 1777, após o início do reinado de D. Maria I1 (1734-1816) e a demissão do Marquês de Pombal2 (1699-1782). Em 1873, recomeçou a edificação do arco segundo o projeto do arquiteto Veríssimo José da Costa (1857-1916), que remonta a 1843-1844, tendo concluído as obras em 1875.
Na parte superior do arco, é possível observar esculturas de Célestin Anatole Calmels (1822-1906), enquanto num plano inferior se encontram esculturas de Vítor Bastos (1830-1894). As esculturas de Calmels representam a Glória, coroando o Gênio e o Valor. As esculturas de Vítor Bastos representam Nuno Álvares Pereira3 (1360-1431), Viriato4, Vasco da Gama5 (1460-1524) e o Marquês de Pombal. Estão representados na lateral esquerda o rio Tejo e na lateral direita o rio Douro da autoria do escultor Vítor Bastos. 

1 D. Maria I foi Rainha de Portugal de 1777 a 1816 e, antes de assumir o trono, foi Princesa do Brasil, Princesa da Beira e Duquesa de Bragança. No Brasil, era conhecida por “Dona Maria, a Louca” ou “Maria Louca”, devido à doença mental manifestada com veemência nos últimos 24 anos de vida.
2 O título de marquês de Pombal foi instituído por decreto do rei D. José I de Portugal de 16 de Setembro de 1769, em benefício de Sebastião José de Carvalho e Melo, diplomata e primeiro-ministro de Portugal.
3 Nuno Álvares Pereira foi um nobre e guerreiro português do século XIV que desempenhou um papel fundamental na crise de 1383-1385, onde Portugal jogou a sua independência contra Castela. Considerado como o maior guerreiro português de sempre e um gênio militar. Comandou forças em número inferior ao inimigo e venceu todas as batalhas que travou. É o patrono da infantaria portuguesa.
4 Viriato foi um dos líderes da tribo lusitana que confrontou os romanos na Península Ibérica. Pouco se conhece sobre a vida de Viriato. Não se sabe nada da sua data de nascimento nem o local exato onde nasceu.
5 Vasco da Gama foi um navegador e explorador português. Na Era dos Descobrimentos, destacou-se por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa para a Índia.

Distrito: Lisboa


terça-feira, 11 de março de 2014

Turismo: Cascais

Cascais é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa.
Situada junto à costa do Oceano Atlântico, muito do seu patrimônio monumental relaciona-se com a defesa e a navegação. Como tal, destacam-se os muitos fortes que foram, até ao século XIX, de extrema importância para a defesa de Lisboa.
Para refletir a beleza e exuberância deste lugar, fazemos uso de uma das frases escritas no site da Câmara Municipal de Cascais: “O encanto do concelho de Cascais é indissociável da beleza da sua paisagem. Das mil tonalidades de azul do mar, do enquadramento da serra de Sintra, dos palacetes que recordam a aristocracia que aqui passava o veraneio em finais do século XIX e primeiras décadas do século XX, dos barcos coloridos que enfeitam a Baía remetendo para a longa tradição piscatória das suas gentes”. 

Distrito: Lisboa
Concelho: Cascais
Área: 97,4 km²





Mais fotos em: